Na ADECO todas as crianças têm a possibilidade de trabalhar em grupo e individualmente aprendendo atitudes de colaboração e de cooperação. Este trabalho concretiza-se nas diferentes áreas de conteúdo, que se articulam e que são cruciais para os processos de educação e de aprendizagem ao longo da vida.
Ao promover um trabalho conjunto entre todos os intervenientes do Jardim de Infância, nomeadamente trabalhar em parceria com todas as salas, privilegiamos a partilha de informação, troca de ideias e saberes.
O facto de se trabalhar em Sala Aberta torna a ADECO única na sua metodologia.
No pré-escolar a continuidade do processo educativo tem em conta a individualidade de cada criança. As crianças têm um papel fundamental na sua própria aprendizagem, sendo construtoras do seu próprio conhecimento, através da capacidade de escolha, iniciativa, autonomia, espírito crítico, organização, responsabilidade, individual e colectivamente.
Na ADECO, as áreas de atividades do pré-escolar estão distribuídas por quatro salas: sala da Biblioteca, sala da Colagem e Jogos, sala da Pintura, do Desenho e da Modelagem, e Casinha das Bonecas.
Em cada sala existem materiais diversificados e apropriados, que possibilitam a escolha de cada criança conforme as suas motivações e necessidades.
Sala da Pintura, do Desenho e da Modelagem.
Durante a manhã distinguem-se três momentos:
Reunião de grupo, feita por cada grupo separadamente em cada sala, com o respetivo educador.
Livre circulação das crianças pelas salas; cada uma brinca e trabalha segundo a sua vontade na área ou áreas escolhidas, segundo determinadas regras previamente estabelecidas :
Cada criança escolhe a sua atividade segundo o número que cada área comporta, tendo ainda a hipótese de escolher uma atividade alternativa.
Cada criança é responsável pela limpeza e pela arrumação dos materiais utilizados.
Ao fim da manhã, nova reunião de grupo, momento no qual se faz o balanço do trabalho realizado. Este balanço é feito por cada grupo separadamente com o educador.
No período da tarde, nas respetivas salas ou no jardim, desenvolvem-se atividades ou pequenos projetos de acordo com as necessidades de cada grupo.
Esta dinâmica de funcionamento proporciona às crianças a possibilidade de se expressarem e de criarem segundo as suas necessidades, utilizando várias técnicas e vários materiais, tomando as suas próprias decisões e aprendendo a organizar-se com autonomia, tanto no trabalho individual como no coletivo.
É nossa intenção reconhecer a criança como sujeito do processo educativo — partir do que a criança já sabe, valorizando os seus saberes como fundamento das suas aprendizagens, bem como abordar as diferentes áreas de conteúdo de forma integrada – promovendo a construção articulada do saber.
Esquema do modelo pedagógico de Sala Aberta.